Anuncie seu veiculo

 
 
MATÉRIAS E DICAS
 
Trabalho

Construção civil gera 660 empregos este ano

São José do Rio Preto, 30 de setembro de 2009
ALTERE O
TAMANHO DA LETRA
Rubens Cardia
O índice de crescimento do emprego em Rio Preto superou a média estadual
Gisele Bortoleto

O setor de construção civil foi responsável pela criação de 660 vagas de emprego nos primeiros oito meses do ano em Rio Preto, variação positiva de 10,28% (diferença entre admissões e demissões). O índice é ainda maior (12,05%) no acumulado dos últimos 12 meses, quando o saldo chegou a 761 vagas. Só em agosto, foram registradas 169 novas vagas, 2,45% mais que no mês anterior.

Este foi o terceiro mês consecutivo em que o setor apresentou crescimento. Os números fazem parte de um balanço divulgado ontem pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da FGV Projetos, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O setor empregava 7.078 trabalhadores com carteira assinada, segundo levantamento feito no dia 8 de setembro pelo Sinduscon.

Para o diretor regional do Sinduscon, Silvio Martini Filho, os números refletem provavelmente a retomada do ritmo dos contratos que já foram comercializados e se encontravam em ritmo mais lento, além da entrada dos recursos do programa do governo federal “Minha casa, minha vida”. “Esse aumento pode ser também atribuído ao retorno de investimentos nos setores de comércio e serviços, que estavam na gaveta aguardando uma melhora no cenário econômico”, afirmou.

O índice de crescimento do emprego em Rio Preto superou a média estadual em que o acumulado de janeiro a agosto foi de 8,36%, com a contratação de 49.550 trabalhadores. Ficou acima também do acumulado de 7,21% nos últimos 12 meses. Só em agosto, o crescimento foi de 1,72% com a abertura de 10.863 postos. O resultado de Rio Preto nos oito primeiros meses também foi superior ao acumulado no ano no País, que foi de 8,44% (mais 176 mil vagas) e de 5,24% nos últimos 12 meses. Em agosto, o crescimento foi de 2,03%, o que representa a criação de 2,03%.

Região

O levantamento mostra ainda recuperação do setor da construção civil em toda a região de Rio Preto que ocupou em agosto o posto de a segunda que mais cresceu no estado de São Paulo (2,52%), ficando atrás apenas da região de Presidente Prudente, que teve um aumento de 6,34%. Foram abertas 410 novos postos nos 130 municípios da região. Silvio Martini, vê os resultados com otimismo e acredita que a alta passe a ser constante a partir de agora. A região emprega 16.679 profissionais com carteira assinada.
 
Diário da Região
O uso deste site implica na aceitação dos termos descritos em nossa Politica de Uso, conheça aqui.
© 2009 AcheCasas.com.br - CK3 Serviços Especializados - Todos os direitos reservados.